A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recentemente deu um passo significativo para aprimorar a qualidade e a gestão no setor de saúde suplementar com novas diretrizes no Programa de Acreditação, que agora também incluem operadoras exclusivamente odontológicas.
Por meio da Consulta Pública nº 136, aberta até 28 de outubro de 2024, a ANS está coletando contribuições para ajustar a Resolução Normativa 507, com o objetivo de incorporar operadoras odontológicas ao processo de acreditação, anteriormente limitado a operadoras de assistência médica.
A acreditação é uma certificação de qualidade que avalia o desempenho organizacional e operacional dessas empresas, beneficiando tanto a imagem das operadoras quanto a transparência e a competitividade no mercado.
Com essas mudanças, as operadoras odontológicas poderão obter vantagens regulatórias e de reputação, incluindo melhorias no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e flexibilizações na auditoria e conformidade regulatória.
Em paralelo, a ANS lançou um novo Guia de Governança e Responsabilidade Socioambiental para reforçar as práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) em suas operações. Esse guia aborda temas como saúde mental no ambiente de trabalho e o gerenciamento de resíduos sólidos, promovendo práticas sustentáveis e responsáveis entre os servidores da ANS e operadoras acreditadas.
Dra. Rejane Diniz
Sócia Fundadora | Budke & Diniz Advocacia de Negócios